ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

SEGUNDO MÁRIO ALEXANDRE, SAÚDE BÁSICA DE ILHÉUS AVANÇOU DESTE A INAUGURAÇÃO DO HRCC

Hospital Regional Costa do Cacau.

Ampliar os investimentos na rede básica de saúde no município, e com isso, poder atender de forma mais eficiente, sobretudo a população mais carente, tem sido a meta da Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria municipal de Saúde (Sesau). Segundo o prefeito Mário Alexandre, a possibilidade se tornou mais real, desde a chegada do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) que trouxe os principais benefícios para Ilhéus e toda a região Sul da Bahia, no primeiro ano de funcionamento.

“O investimento do município tem sido maior para a rede básica, já que o Hospital Regional Costa do Cacau absorveu demandas que sobrecarregavam imensamente o município. Com isso, tivemos recursos para a construção e reestruturação das nossas unidades de saúde, e contratação de médicos, conseguindo não apenas melhorar o atendimento nos postos, mas também avançar no Programa Saúde da Família, tornando mais eficiente a medicina preventiva”, destacou o prefeito.

Inaugurado em dezembro do ano passado pelo governador Rui Costa, o HRCC, unidade da Rede Estadual de Saúde atende, além de Ilhéus, a outros 66 municípios da região. O hospital é exclusivo para o atendimento de urgência e emergência de média e alta complexidade e se tornou referência em especialidades como ortopedia, neurocirurgia e cardiologia.

Redução do déficit – “Estamos progressivamente reduzindo o déficit de atendimento médico, especialmente no município, com os recursos que passamos a economizar a partir do funcionamento do HRCC. Já entregamos a primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, no bairro Conquista e outros benefícios para melhorar ainda mais a assistência à população estão em andamento”, explicou Mário Alexandre.

O chefe do Administrativo Municipal também destacou que a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura está viabilizando a construção da unidade materno infantil, que será modelo a ser seguido no atendimento neonatal de alta complexidade. Essa nova unidade vai funcionar no antigo Hospital Geral Luiz Viana Filho, desativado justamente a partir do início das atividades do Hospital Regional Costa do Cacau.

“Ilhéus se torna referência no atendimento de saúde pública de ponta, com atendimento 24 horas de urgência e emergência, fator que possibilita desenvolver políticas públicas e representar bem a região, por meio do hospital, que se tornou referência em saúde na Bahia”, finalizou o prefeito.