O WhatsApp anunciou, nesta segunda-feira (21), mudanças nas regras de compartilhamento do aplicativo, limitando o número de destinatários para encaminhar mensagens — a alteração, no entanto, ainda permite que elas sejam enviadas a cinco grupos diferentes.
A restrição vai valer para todos os usuários do aplicativo no mundo — 1,5 bilhão de pessoas. Mas, para isso, será preciso baixar uma atualização a ser recebida ainda nesta segunda, informou a empresa.
Antes, era possível encaminhar uma mensagem para 20 destinatários, fossem pessoas ou grupos. Com a nova medida, o máximo de destinatários passa a ser 5 por vez.
Assim, será possível encaminhar uma mensagem para 2 pessoas e 3 grupos, por exemplo.
A medida foi primeiramente implementada na Índia, no ano passado. O país, que segundo a companhia é campeão no encaminhamento de mensagens, fotos e vídeos pelo WhatsApp, já registrou até mortes por linchamentos após a disseminação de acusações falsas por meio de mensagens.
Os incidentes tiveram um impacto tão grande na população que o governo indiano ameaçou processar o aplicativo, que pertence ao Facebook, considerando que a disseminação de notícias falsas também era sua responsabilidade.
Em nota nesta segunda, o WhatsApp afirmou que “avaliou com cuidado esse teste [de limite de encaminhamento] e ouviu o feedback dos usuários durante o período de 6 meses”, antes de decidir ampliar a restrição para os usuários em todo o mundo.
A discussão sobre a responsabilidade das empresas sobre o que é compartilhado em aplicativos e redes sociais ganhou força nos últimos anos. Algumas vêm anunciando medidas para lidar com a questão da circulação de informações falsas, como exclusão de contas suspeitas no Twitter e no Facebook.
Em julho passado, o WhatsApp passou a avisar quando uma mensagem recebida se tratava de algo encaminhado pelo remetente.
Porém, a empresa diz que, como as mensagens no app são criptogradas de ponta-a-ponta, para garantir o sigilo do conteúdo, elas só podem ser lidas por quem envia e recebe, o que limita a capacidade de controlar o tipo de conteúdo que é compartilhado.