A Série B do Baianão de Futebol começou neste final de semana, para tristeza do fã de futebol da região cacaueira não temos representantes de Ilhéus e Itabuna nesta edição. Único representante do sul baiano na competição é o Doce Mel Esporte Clube de Ipiaú, que até então era apenas clube formador de divisão de base.
O time ipiauense estreou nas competições profissionais com o pé esquerdo, tropeço diante do também novato profissionalmente Canaã, de Irecê (que manda os jogos em Jacobina). O Canaã Esporte Clube derrotou o Doce Mel, por 3 a 1, na tarde deste sábado (9), no Estádio José Rocha, em Jacobina, assumindo a liderança da competição que dá uma vaga para a Série A, em 2020, com três pontos.
Os gols do Canaã foram marcados por Iago Santana, Caio Jambeiro e Ramon, enquanto Giba, de pênalti, descontou para o Doce Mel.
Neste domingo (10), no Estádio Roberto Santos, em Salvador, o também estreante Olímpia surpreendeu o Galícia e venceu por 1 a 0, gol de Chorinho, de pênalti, chegando aos 3 pontos.
E no Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas, o UNIRB foi derrotado por 2 a 1 pelo PFC-Cajazeiras, que também está com 3 pontos.
Na segunda rodada, o Canaã sai para enfrentar o PFC-Cajazeiras, no próximo sábado (16), às 15h, no Estádio 25 de Junho, em Cachoeira. Já o Doce Mel tentará a reabilitação no mesmo dia e horário, diante do Galícia, no Estádio Waldomiro Borges, em Jequié. No próximo domingo (17), às 15h, no Estádio Roberto Santos, jogam Olímpia x UNIRB.