A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (16) que a Caixa Econômica vai lançar nos próximos dias um programa para auxiliar beneficiários do Minha Casa Minha Vida a promoverem melhorias no imóvel recebido do governo.
“Daqui a uns dias a Caixa Econômica Federal vai oferecer novo programa para vocês. Eu não vou antecipar. Mas vou dizer que é para dar mais conforto para vocês dentro da casa de vocês. Porque para nós o Minha Casa Minha Vida faz parte de um grande esforço que nosso país tem obrigação de fazer”, disse a presidente durante cerimônia de entrega de 1.640 unidades habitacionais do programa em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Durante o discurso, Dilma lembrou que 1 milhão de casas da primeira fase do programa foram entregues com piso de cimento, de acordo com o que estava previsto na etapa inicial do Minha Casa Minha Vida. Segundo a presidente, as habitações da segunda fase já serão construídas com revestimento no piso.
“Não queremos de jeito nenhum que a casa onde vocês moram não seja confortável. [Queremos] uma casa que tenha piso, uma casa em que a cozinha tenha azulejo. Quando eu pedi para a Caixa Econômica olhar para o primeiro milhão que construímos e cuidasse para que a gente fizesse uma modificação no programa, mesmo naquelas casas já entregues, era porque no inicio esse programa previu que os apartamentos iam ser entregues apenas com o cimento no piso. O governo federal […] decidiu que todas as casas, se as pessoas quiserem, terão piso. Esse 1 milhão e as áreas comuns, as chamadas areas sociais, também terão piso. Por que eu falo nesse 1 milhão? Porque as casas da fase 2, essas casas da fase 2 nós já fazemos com piso, já saem prontinhas com piso. Só as anteriores é que não tinham piso”, afirmou a presidente.
O Ministério das Cidades informou que uma portaria publicada nesta segunda (15) abre a possibilidade de que os pisos da primeira etapa do programa habitacional do governo sejam revestidos. Segundo o ministério, ainda será detalhada a maneira como vai funcionar a reforma.