A equipe da Vigilância Epidemiológica de Ilhéus realizou esta semana uma reunião com o objetivo de destacar a importância da vacinação contra o sarampo, promovendo a busca ativa de casos nas comunidades com bloqueio vacinal e avaliando casos isolados para planejamento de ações. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) reforça as ações de conscientização em virtude dos casos notificados em outros estados brasileiros.
A reunião contou com a presença da enfermeira técnica da Vigilância Epidemiológica, Maria Rosany Fontes; coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lígia Mozer Santos; representante do Centro de Controle de Zoonoses, Aloísio Leite; coordenadores da Atenção Básica, técnicos e apoiadores em saúde.
O sarampo é uma infecção viral grave para crianças, mas de fácil prevenção por meio da vacina. De acordo com Lígia Mozer, “as equipes ampliam as ações de prevenção de forma contínua e efetiva visando a melhoria da cobertura vacinal”. A imunização está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas salas de vacinas do município.