A implementação do Plano de Metas e o mapeamento arbóreo realizado em Ilhéus levou o município a figurar entre os candidatos ao Prêmio Cidades Sustentáveis. O município é signatário do Programa Cidades Sustentáveis, que tem como articulador local o Instituto Nossa Ilhéus, e busca estimular uma gestão pública orientada por metas.
Na Bahia, apenas Ilhéus e Salvador participam desta terceira edição do Prêmio, que recebeu 114 inscrições de boas práticas municipais, políticas inovadoras e bem-sucedidas na redução das desigualdades, referentes a 61 municípios de 15 estados do Brasil.
A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá no dia 18 de setembro, durante a conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis. O encontro reúne o 3º Encontro da Plataforma Global Cidades Sustentáveis e a 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis. Especialistas que integram o corpo de jurados realizarão a análise das boas práticas inscritas, de acordo com os critérios estabelecidos.
A premiação irá considerar os resultados concretos e mensuráveis em três categorias: Desigualdade econômica (foco em gênero e raça), Acesso à serviços (Saúde, Educação e Infraestrutura) e Acessibilidade.
Neste ano, o prêmio é promovido pelo Programa Cidades Sustentáveis e Oxfam Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Municípios e Frente Nacional de Prefeitos. A iniciativa conta com apoio do CITinova, Fundação Ford e Instituto Arapyaú. Para saber mais, acesse o site https://www.cidadessustentaveis.org.br