O turista de Minas Gerais que ficou com manchas no corpo após tomar banho de mar em Ilhéus, foi internado em hospital da cidade, no final da tarde da segunda-feira (4).
Segundo o coordenador da Vigilância do município, Gleidson Souza, o turista foi encaminhado para o Hospital Regional Costa do Cacau após um mal-estar, com vômitos e náuseas.
Ainda de acordo com o Gleidson Souza, o paciente segue na unidade de saúde nesta terça-feira (5). Não há previsão de alta.
A Vigilância em Saúde de Ilhéus investiga se o caso tem relação com as manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste, incluindo a cidade.
Além do turista, identificado como Anderson Gabriel, também é analisado o caso da ativista ambiental Claudia Santana, que passou mal após trabalhar como voluntária recolhendo substâncias nas praia do município, também tem o caso sob análise.
Contudo, de acordo com o coordenador da Vigilância do município, o caso de Anderson Gabriel é considerado isolado, já que ele foi o único que teve manchas no corpo após banho de mar na região.
Exames foram realizados nos dois pacientes para confirmar ou não a suspeita de relação com o óleo. Os resultados são esperados.
Enquanto a origem do problema é investigada, a orientação da Vigilância à população é evitar o contato com o óleo, porque existem sintomas pelo contato dermatológico, por inalação e ingestão. Diante disso, recomenda-se a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).