Ao longo dos últimos dias, vários leitores entraram em contato com a nossa redação relatando falhas no processo de triagem realizado pela vigilância epidemiológica em Ilhéus. Segundo alguns relatos, só estariam sendo considerados casos suspeitos do Covid-19, o coronavírus, pessoas que estiveram em áreas com casos registrados ou que tiveram contato com pessoas destas áreas.
Uma leitora, que preferiu não se identificar, relatou que ao entrar em contato com a central da vigilância epidemiológica de Ilhéus, apenas lhe foi orientado para ficar em casa. Nesta segunda-feira (23), ao sentir uma piora no quadro, foi até a UPA mais próxima onde os dados dela foram colhidos, mas nenhuma ação foi realizada para testar se a paciente estava positiva para o covid-19.
Outros relatos apontam para uma subnotificação de casos potencialmente relacionados ao coronavírus. Pacientes com os sintomas da doença informaram que estão sendo diagnosticados como gripes comuns ou até mesmo viroses, sem realizar a coleta de material para o teste.
Por meio do Instagram, o portal Ilhéus Eventos divulgou um vídeo com o relato de Verônica Rabat (veja abaixo). Ela afirma que ao entrar em contato com a central da vigilância epidemiológica, apenas lhe foi orientado para ficar em casa em quarentena. Verônica também cita outros casos relacionados.
https://www.instagram.com/p/B-GhEF2g3W7/