A Embasa iniciou, nesta sexta-feira (24), a distribuição de água tratada para cerca de 800 moradores da localidade do Rio do Engenho, em Ilhéus, beneficiados com obras de novas redes e ligações de água.
Para viabilizar o serviço foi necessário o assentamento de 2,8 quilômetros de rede distribuidora, que sai da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pontal. A obra atende a um pleito antigo da população, já a empresa faz a captação de água bruta nas proximidades (Rio Santana), sendo até o momento a única fonte de abastecimento dos moradores.
Antes do início das operações, em 16 de fevereiro, a comunidade recebeu orientações da equipe técnica e socioambiental, que ressaltou a importância do serviço para a saúde; pré-requisitos para as instalações sanitárias e reservatório; além do sistema tarifário da concessionária, contemplando perfil socioeconômico e faixas de consumo dos usuários.
“É importante que a comunidade faça adesão ao sistema para efetivar o acesso a um dos principais insumos de prevenção ao Covid-19. Água tratada foi e é pilar de saúde pública e de qualidade de vida”, ressaltou o gerente do escritório local da Embasa em Ilhéus, José Lavigne.