A ala Covid-19 do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, conta com serviço de hemodiálise para pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, o hospital recebeu na última semana, equipamentos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para o tratamento de pessoas acometidas pelo novo coronavírus.
Alguns pacientes com a Covid-19, por terem maiores complicações em suas funções renais, necessitam do procedimento de hemodiálise. De acordo com a enfermeira do HRCC, Diovania Braga, “mediante ao cenário atual na UTI Covid-19, demos início a esse serviço, atendendo de forma completa as necessidades dos pacientes internados”.
A enfermeira ainda relatou que a hemodiálise também é disponibilizada na Enfermaria Covid-19 e a localização próxima a UTI, é outro ponto importante. “A disposição dessas duas áreas de assistência, uma em frente a outra, facilita o fluxo dos pacientes que possivelmente apresentem a necessidade de transferência para a UTI, otimizando o tempo de atendimento, evitando maiores agravos do quadro clínico”, disse.
Semana passada, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Sesab, enviou ao HRCC para enfrentamento a Covid-19, remessa de equipamentos, contendo aparelhos cardioversores, de eletroencefalografia, laringoscópios, espirômetro, raio X, ventiladores pulmonares, entre outros.
Para o médico Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, o suporte oferecido pelo governo estadual e Sesab proporciona condições de atendimento necessário aos pacientes acometidos pelo novo coronavírus. “Na nossa unidade Covid-19 temos estrutura para tratar complicações da doença, conforme as necessidades de cada um, de acordo com seu quadro clínico. O apoio do governador Rui Costa e do secretário Fábio Vilas-Boas tem sido muito importante nesse momento e toda equipe do IBDAH está comprometida cada dia mais com o restabelecimento da saúde dos pacientes”, conclui.