Servidores do Instituto Federal da Bahia – Campus Ilhéus – realizaram, essa semana, a entrega de 100 aventais em asilos nas cidades de Ilhéus e Itabuna. As entregas foram realizadas no Abrigo São Vicente de Paulo e no Albergue Bezerra de Menezes, locais que abrigam pessoas que fazem parte de um dos grupos de risco da COVID-19, os idosos. Os aventais descartáveis, doados aos cuidadores, são indicados para uso em ambientes de risco, usados para proteger o corpo e assim reduzir os níveis de contaminação/infecção.
A doação dos equipamentos de proteção faz parte das ações do Projeto intitulado “Avaliação do uso de EPI caseiros e insumos químicos artesanais na prevenção e controle da COVID-19” aprovado pelo Campus em edital de apoio financeiro a projetos de pesquisa e extensão voltados ao enfrentamento da Covid-19.
O Projeto, que teve início em julho deste ano, é uma ação conjunta entre servidores e membros do Comitê Local de Prevenção de Acompanhamento da Ameaça do Coronavírus (COVID-19) e tem como objetivo avaliar o uso e eficácia de EPI e materiais de higienização artesanais na prevenção e controle da COVID-19 visando à disseminação de informação qualificada e a educação científica da população geral.
Esta ação contribuirá para o avanço do conhecimento acerca da COVID-19 no que tange sua atuação no corpo do indivíduo, métodos de controle e formação de recursos humanos na área de Segurança do Trabalho, geração e doação de produtos artesanais seguros, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população brasileira.
Além da doação dos aventais, o Projeto já produziu vídeos educativos de como confeccionar máscaras caseiras e está em fase de produção de sabonete líquido, álcool gel e protetores faciais, via impressora 3D.