A Coligação “O Futuro é Agora”, do candidato a prefeito Cacá, e Everaldo como vice, formada pelos partidos PP, PT, PCdoB, DC e REDE, instruíram seus fiscais e delegados a monitorar todas as seções das duas zonas eleitorais de Ilhéus (25ª e 26ª), a fim de evitar possíveis crimes eleitorais, como a boca de urna.
A equipe jurídica da Coligação também estará em plantão, das 7h às 17h, para quaisquer ocorrências. Fiscais e delegados poderão observar materiais referentes à votação, do início ao encerramento dos trabalhos eleitorais. Outra medida será o acompanhamento das urnas até o Fórum Eleitoral para apuração dos votos.
Para minimizar o risco de transmissão da Covid-19, a Coligação está atenta às recomendações sanitárias como a utilização obrigatória de máscaras, limpeza das mãos com álcool gel, distanciamento social, utilização de canetas próprias e proibição de qualquer outra atividade que exija a retirada da máscara.
Conforme a legislação, os partidos políticos e coligações que concorrem às eleições podem exercer a fiscalização no dia do pleito nas seções eleitorais, na junta apuradora e no transporte de eleitores. A Coligação “O futuro é agora” preza pela transparência, lisura e democracia de todo o processo eleitoral.