ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

BAHIA É O TERCEIRO ESTADO COM MAIOR TAXA DE TRANSMISSÃO DA COVID-19

Divulgação

A Bahia é o terceiro estado brasileiro com a maior taxa de transmissão da Covid-19, segundo estimativa feita pelo Observatório de Síndromes Gripais da Universidade Federal da Paraíba (OBSRUFPB). Com uma taxa de transmissão de 1,28, a Bahia fica atrás apenas de Sergipe (1,38) e do Rio Grande do Norte (1,32). No Brasil, a taxa é de 1,11. Os dados foram atualizados na última terça-feira (1º).

A estimativa da taxa de transmissão feita pelo OBSRUFPB para o Brasil coincide com os números divulgados na terça pelo Imperial College de Londres. De acordo com a instituição britânica, a taxa de transmissão do novo coronavírus no país é de 1,02, podendo, conforme a margem de erro, ser maior (Rt de até 1,11) ou menor (Rt de 0,94).

Além de ter a terceira taxa de transmissão do novo coronavírus mais elevada do país, a Bahia atingiu um número que não era alcançado desde o dia 3 de julho, quando o Rt era 1,28.

O observatório ressalta que, mesmo sendo “muito útil para avaliar o potencial de propagação de doenças infecciosas em diferentes contextos”, trata-se de uma medida teórica. “No momento em que as doenças infecciosas se propagam e indivíduos que já foram infectados tornam-se resistentes, não pertencendo mais ao grupo de suscetíveis, a premissa de uma população totalmente suscetível passa a não ser mais uma boa aproximação da realidade e uma nova medida epidemiológica faz-se necessária”, aponta.

Autoridades e especialistas expressaram preocupação, nos últimos dias, com o aumento do número de casos de Covid-19 no estado.  Na quarta-feira, 2, a taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto para a doença é de 72%.