Uma adolescente de 15 anos morreu por complicações da Covid-19, em Ilhéus, no último sábado, 6, e a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), investiga se ela estava infectada com a variante P.1, de Manaus.
A adolescente deu entrada no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, para fazer uma cirurgia e na unidade de saúde foi identificado que ela estava com Covid-19. Não há detalhes sobre o procedimento que a adolescente passou no hospital, nem se ela foi infectada na unidade de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus emitiu um alerta nas redes sociais informando que existe essa variante em circulação na cidade. De acordo com a Sesab, a Bahia possui a confirmação de 19 casos da variante de Manaus, com quatro óbitos e seis do Reino Unido (VOC B.1.1.7), mas sem mortes.
Segundo informações chegadas a redação do Ilhéus 24h, suspeita-se o primeiro caso da variante P1 (Manaus) no município de Ilhéus. Até o momento com o início das investigações em conjunto com a vigilância do município, está sendo considerada como uma transmissão comunitária. Já que a paciente de 15 anos, que inclusive foi a óbito, não viajou para áreas de circulação da variante e nem teve contato com casos suspeito.