ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

DISTRIBUIÇÃO DE NOVAS DOSES DA VACINA CONTRA O CORONAVÍRUS COMEÇARÁ AINDA NESTA SEXTA-FEIRA

Novo lote já será distribuído nessa sexta-feira (26)

Com a chegada de mais 347 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para a Bahia nesta sexta-feira (26), a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que iniciará a distribuição das doses aos municípios que comprovarem pelo menos 85% de aplicação de todas as doses já recebidas a partir das 14 horas de hoje.

Desembarcaram em Salvador 141 mil doses do fármaco da AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz, e mais 206 mil doses da Coronavac, desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Com o novo lote, a Bahia totaliza 2.386.600 doses de vacinas recebidas desde o dia 18 de janeiro, data de chegada da primeira remessa.

Segundo a coordenadora de imunização da Sesab, Vânia Broucke, as doses serão conferidas e liberadas aos municípios em aeronaves do Estado ainda na tarde desta sexta.

“Essas doses, após recebidas, elas serão imediatamente conferidas e a partir de agora a gente já começa a nossa separação e liberação para as centrais regionais de rede de frios. A partir das 14 horas iremos já decolar para a grande maioria das regionais e ainda hoje à tarde as doses também serão distribuídas para alguns municípios da Região Metropolitana de Salvador e do interior do estado”, disse.

“A gente já inicia o planejamento de decolagem dessas aeronavais para as redes de frios em todo o estado. As centrais regionais fazem a distribuição para os municípios de abrangência, lembrando que a central estadual faz a liberação imediata para os municípios da RMS. Os municípios considerados aptos a receberem essa remessa, devem ter comprovado o uso de pelos menos 85% da doses recebidas até o momento. Na RMS, até agora, todos já estão habilitados”, explicou a coordenadora.

A previsão de chegada da vacinas em Ilhéus e Eunápolis, que fica no extremo sul, é no período da tarde. Ainda não há definição sobre o horário exato. Já em Barreiras, no oeste do estado, os imunizantes devem chegar por volta das 16h30.