ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

PRAIAS DE ILHÉUS SEGUEM COMO BERÇO DE TARTARUGAS

Foto: Projeto (amar)

Tartarugas da espécie Tartaruga-de-Pente continuam a desovar no litoral de Ilhéus e praias vizinhas. No domingo de Páscoa, as tartarugas nasceram de dezoito ninhos em praias de Ilhéus, Una e Itacaré. Foram cerca de 2.300 filhotes que iniciaram suas jornadas.

Já no último domingo, mais algumas delas nasceram em Ilhéus. Segundo o Projeto (amar) que acompanha em campo as desovas e nascimentos de tartarugas marinhas e os encalhes de animais selvagens marinhos no sul da Bahia, elas têm em média comprimento curvilíneo de 1.10 m e chegam a pesar mais de 100 quilos. Sua alimentação é a base de: esponjas, anêmonas, lulas e camarões. Sua cabeça e o bico estreitos permitem buscar o alimento nas fendas dos recifes de corais. Infelizmente, devido a muitos desafios, somente uma ou duas a cada 1.000 filhotes que nascem, chegam a fase adulta e uma das maiores ameaças para a vida das tartarugas marinhas, é a poluição provocada pelo homem.

Nas áreas monitoradas pelo projeto, há desovas das cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil e estimasse que até o mês de maio teremos a presença dessas queridas em nossas praias, trazendo beleza, amor e energia.