O governador Rui Costa reagiu à fala do presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (5), durante a abertura da semana das comunicações no Palácio do Planalto, onde ele afirmou que pode editar um decreto contra medidas de restrição impostas por governadores e prefeitos para o controle da pandemia da Covid-19 e que “ele não será contestado por nenhum tribunal”.
Segundo Rui, Bolsonaro tenta o tempo todo sabotar os esforços dos governadores no compbate à pandemia.
“Enquanto estamos empenhados em proteger a população, o Presidente tenta o tempo todo sabotar nossos esforços. Ataca governadores, prefeitos e o judiciário enquanto mais de 412 mil vidas foram perdidas. Precisamos de mais vacinas e não de mais ameaças”, escreveu o governador em seu perfil no Twitter.
De acordo com o presidente, ele “espera não baixar o decreto”, mas caso tome a decisão “ele será cumprido com todas as forças que todos meus ministros têm”. Mais cedo, a ex-aliada do presidente na Bahia, a deputada federal Dayane Pimentel, disse que é a favor de deixar Bolsonaro “agir da forma como ele quiser”, pois acredita que, asssim, o ele não terá “nenhuma justificativa considerável nem alucinógena”, e o povo vai “enxergar o abismo”.