ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL COSTA DO CACAU RECLAMAM MAIS UMA VEZ DE SALÁRIOS ATRASADOS

Manifestação ocorreu na manhã dessa terça. FOTO: PIMENTA 

Funcionários do Hospital Geral Costa do Cacau, mais uma vez reclamam de salários atrasados e ameaçam paralização. Em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está sendo acusada de não fazer o pagamento mensal ao Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Administração Hospitalar (IBDAH), responsável pela gestão do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus.

Na manhã desta terça-feira (15), os trabalhadores fizeram uma manifestação na porta da unidade de saúde para cobrar o pagamento do salário de maio, que deveria ser feito até o último dia 7.

João Evangelista, diretor do sindicato que representa os trabalhadores, o Sintesi, diz que “o salário dos trabalhadores deveria ser pago até o quinto dia útil. Hoje já é 15 e está sem previsão”.

Em nota, os representantes dos trabalhadores consideraram um desrespeito os atrasos constantes ocorridos nos últimos meses e em plena pandemia. Segundo eles, o IBDAH pagava o salário da categoria até antes do prazo do vencimento, o que mudou. “A Sesab vem atrasando o repasse das faturas à empresa”, observa o Sintesi diz a nota.

Ainda em nota, o Sintesi define a situação como “preocupante” e não descarta paralisação dos serviços. “Sem salário, ninguém aguenta”, completa.

Em maio já havíamos noticiado uma denúncia de que os funcionários da saúde reclamavam de atraso nos salários. Na época, uma enfermeira  ressaltou que essa não era a primeira vez, e que o atraso nos pagamentos é uma situação recorrente. “Saímos de nossas casas de manhã cedo para irmos prestar nosso serviço como profissional de saúde exercer nossa função ainda mas agora nesse período de enfrentamento a COVID 19, e agora como se não bastasse A IBDAH continua com os atrasos e repasses de salário”. Disse ela na época.