Municípios baianos devem ficar atentos à seleção para o novo Mapa do Turismo Brasileiro. Com a previsão de abertura do processo de mapeamento pelo Ministério do Turismo (MTur) no segundo semestre, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) já atua junto aos gestores municipais a fim de prepará-los para o atendimento aos critérios para manutenção ou ingresso das cidades. Realizado a cada dois anos, o mapeamento é um importante instrumento para a captação de investimentos públicos na esfera federal e o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, a exemplo de promoção dos destinos e qualificação profissional, dentre outros aspectos.
“Estamos chamando os 417 municípios a observarem seu potencial para desenvolvimento da atividade turística, visando à manutenção ou ingresso no mapa. Nosso intuito é mostrar a aptidão da Bahia para o turismo nos seus diversos segmentos, já que somos um estado de grande dimensão territorial e diversidade natural e cultural”, explica o secretário estadual Maurício Bacelar. Atualmente, a Bahia figura no Mapa do Turismo Brasileiro com 133 municípios distribuídos em 13 zonas turísticas.
Critérios – Dentre os requisitos para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro estão comprovação da existência de um órgão municipal de turismo com dotação orçamentária para a área, existência de conselho municipal de turismo em atividade, prestadores de serviço inscritos no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Setor de Turismo (Cadastur), adesão ao Programa de Regionalização do Turismo e apresentação de um Plano Municipal de Turismo com validade de 24 meses. No entanto, os critérios podem ser alterados pelo Mtur.