ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

A SETE DIAS PARA FIM DO PRAZO, 1,3 MILHÃO DE ELEITORES AINDA NÃO FIZERAM RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO NA BAHIA

Município de Vera Cruz tem menor percentual do procedimento feito no estado. Prazo termina no dia 31 de janeiro e não será prorrogado, segundo o TRE. Foto: Bruno Concha/Secom PMS.

A sete dias para o prazo final do recadastramento biométrico, estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), 1.374.198 eleitores ainda não fizeram o serviço no estado. O dado foi divulgado pelo TRE nesta quarta-feira (24).

O número corresponde a 30,66% do total de baianos que precisam fazer o recadastramento obrigatório. O TRE-BA informou que não haverá prorrogação do prazo, que termina no dia 31 de janeiro.

Em Salvador, mais de 65% dos eleitores já fizeram a biometria. Até o último dia, 703.023 dos soteropolitanos têm que fazer o procedimento para não terem o título cancelado.

Entre os 51 municípios baianos que são obrigados a passar pelo procedimento, a cidade de Candiba, no centro-sul da Bahia, é a que tem o maior percentual de recadastramento feito, até esta quarta, com 91,07% do eleitorado biometrizado. Lá, apenas 979 eleitores ainda não fizeram o serviço.

Em contrapartida, o município de Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador, tem o menor índice de eleitores biometrizados, com somente 51,81%. Até o dia 31, 15.232 eleitores precisam fazer o recadastramento obrigatório.

Eleitores que têm prazo estendido

Três perfis de eleitores não precisam, obrigatoriamente, fazer o recadastramento biométrico até o dia 31 de janeiro deste ano. A informação foi divulgada pelo desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, presidente do Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA).

Rotandano detalhou que poderão fazer o recadatramento até o dia 9 de maio:

Eleitores que não votaram nas três últimas eleições

Eleitores que vão fazer o primeiro título

Eleitores que vão fazer transferência de título

O dia 9 de maio é quando vai ocorrer o fechamento do cadastro eleitoral. As pessoas que têm pendências com Justiça Eleitoral têm até lá para fazer a regularização.

Os demais eleitores são obrigados a cumprir o prazo determinado, que não será prorrogado. “O dia 31 de janeiro é o final da revisão eleitoral e que, posteriormente, se estará cancelando os títulos dessas pessoas que não compareceram, infelizmente”, disse o presidente do TRE. Do G1.