ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

AÇÕES DA EDUCAÇÃO É TEMA DE ENTREVISTA COM A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE ILHÉUS

Secretária de Educação, Esporte e Lazer, Eliane Oliveira, concedeu entrevista na última quarta-feira (4)

A secretária de Educação, Esporte e Lazer, Eliane Oliveira, concedeu entrevista, na quarta-feira (4), ao programa ‘Pra começo de conversa’, com o radialista Fábio Roberto, na Rádio Baiana AM. Durante as abordagens, Eliane relatou aos ouvintes os esforços e as ações que estão sendo empreendidas para melhorar o ensino e aprendizagem dos estudantes na rede municipal em Ilhéus. Ouvintes enviaram mensagens através da página do programa no Facebook.

Para iniciar a conversa, a secretária destacou a ampliação das vagas para o ano letivo, os investimentos na infraestrutura das escolas e o remanejamento do alunado enquanto a Prefeitura realiza obras de reformas. “Estamos trabalhando em prol da coletividade. Por respeitar e reconhecer o valor do professor na sociedade, o prefeito Mário Alexandre adotou medidas que resultaram na valorização dos profissionais”.

Manteve a afirmação de que “a escola é lugar de todos, e é preciso ter espaços com dignidade para os alunos”, citando as ações realizadas pela Prefeitura para requalificar as estruturas. Além disso, fez um relato das iniciativas consideradas por ela como essenciais para a qualidade do ensino público, como a manutenção da merenda escolar e a implementação da Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Para isso, mantemos as dezenove salas em funcionamento e a criação de mais quatro novas salas para crianças com autismo. Toda essa estrutura conta com cento e trinta profissionais contratados”, detalhou Eliane Oliveira, ressaltando as atividades do Centro de Referência de Inclusão Escolar (CRIE), recém reformado, composto por psicólogo, pedagogo e profissionais de perfil da área, computando mais de mil atendimentos.

A professora reconheceu o empenho dedicado da atual gestão em promover uma educação de qualidade que envolve melhorias nas estruturas físicas. No entanto, a secretária criticou as obras realizadas em 2016 pela antiga gestão, relatando os prejuízos causados aos alunos de um modo geral. “Além das onze unidades recuperadas e mais quatro em reformas, teremos mais oito escolas que vão entrar em fase licitatória”, acrescentou.

As quatro escolas municipais que estão em obras de reformas são a do Santo Antônio, Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), Heitor Dias e Paulo Freire. Já as cinco escolas citadas pela secretária que passarão por fase licitatória são a Perpétua Marques, Banco da Vitória, Herval Soledade, Cantinho do Recreio e Professor Osvaldo Ramos. Ao total, o governo municipal está investindo aproximadamente 1,5 milhão de reais.

Ano letivo – Enquanto as obras acontecem, a titular da Seduc assegurou que o município vai cumprir os 200 dias letivos. “A comunidade ilheense não precisa ficar preocupada, pois nenhum aluno matriculado em nossa rede municipal será prejudicado. Pelo contrário, cumpriremos os duzentos dias letivos e as oitocentas horas, conforme o estabelecido pelas diretrizes do Ministério da Educação, o MEC”. 

Nesta semana, a Promotora de justiça em Ilhéus, Mayanna Floriano, visitou as escolas municipais que estão em reforma. Conferiu com a Seduc os locais que os alunos estão e serão alocados temporariamente, e aproveitou para acompanhar a distribuição da merenda escolar. No entendimento da secretária de Educação, a promotora, por sua vez, ficou satisfeita com o andamento das atividades.

“Todas as cento e vinte unidades da rede pública municipal contam com o abastecimento da merenda escolar. No entanto, o Município prepara uma nova licitação que já está publicada no Diário Oficial Eletrônico”. Podemos assegurar que há estoque suficiente para iniciar o ano”, disse. Ainda dentro do tema, Eliane recordou que a Prefeitura realizou uma força tarefa para garantir a chegada da merenda nas escolas, na época da greve dos caminhoneiros.

A professora informou ainda que os alunos da Escola Heitor Dias estão alocados num espaço situado à Rua Tobias Barreto, no bairro Cidade Nova. O IME inicia suas aulas na próxima segunda-feira (9), nas salas da Faculdade Madre Thais. Já os alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA) I e II da instituição iniciam o ano na Escola Odete Salma, e os estudantes da Escola Paulo Freire tem aula normal em um espaço locado pela Seduc no bairro Teotônio Vilela.