“Tá pensando que DRAG QUEEN é bagunça?” Parafraseando Luana Muniz, O Grupo Teatro/Circo Maktub apresenta: Cabaré Show Drag Queen. O evento começa às 20 horas deste sábado (23), na Tenda Teatro Popular de Ilhéus. As apresentações integram a Mostra Experimental, resultado da III Vivência com a Arte Drag Queen promovida pelo grupo, desde o último dia 15. A entrada será na modalidade Pague Quanto Quiser e a classificação indicativa é 18 anos.
O Cabaré Show é resultado de uma ação conjunta com as Drags do Maktub e Coletivo ArtDrag Sul Bahia. Os participantes das três edições das Vivências irão se revezar em apresentações que discutirão diversos posicionamentos estéticos. Cada Drag Queen terá a liberdade de expressar as suas questões e individualidades, algumas na sua primeira apresentação pública.
O Cabaré Show contará com Drags convidadas de Itabuna como Wisla Lunna (Artur Maia) e Zoo the Fuck (Igor Zoser), que já atuam no circuito regional. O roteiro será dividido em blocos temáticos com esquetes, performances de dublagens e cantadas ao vivo como um Coral Drag, dirigido por Danilo Nascimento. O Teatro de Revista será uma das referências de umas das cenas, dirigida pelo diretor convidado Jones Mota. A criação foi coletiva, com alguns esquetes assinados pelas Drags Pandora Woolf e Brigith Gioconda Close.
De acordo com um dos organizadores, Fábio Nascimento, a Vivência com a Arte Drag Queen vem sendo um espaço de criação e discussão acerca dessa arte que é essencialmente plural. “Com registros desde a Grécia antiga, a prática drag perpassou a história e chega aos tempos atuais com status de pop star. No Brasil não foi diferente, pois são várias as referências sobre a prática ao longo dos anos. Uma delas é Isabelita dos Patins, uma das homenageadas durante o Cabaré Show”, informou.
A Mostra é o momento para as participantes expressarem seus experimentos artísticos e o que desta arte reverberou em seus corpos durante a imersão. No elenco, estarão: Maria Eva Soledade – Jesus; Alan Santos da Silva – Aurora Black Rose; Beto Villaça; Fábio Nascimento – Mademoiselle Brigith; Guto Pacheco – Luancy Ravel; Iuri de Jesus Nascimento – Valentina Ferraz; Karol Vital – Holly Hepburn; Mateus Lima – Pandora Woolf; Matheus Geovane Lima – Sindel Blade; Maurício Lima – Kiara Drag; Vânia Nogueira – Kita Leone; Vinícius Teófilo – Aya Diesel.
O Coletivo conta com o apoio do Grupo Teatro/Circo Maktub, Drags do Maktub, do Projeto de Extensão Teatro Popular e Interculturalidade da UESC, Larissa Paixão, Foto com Paixão.