ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

AILTON KRENAK ENCANTA NO SEGUNDO DIA DA FLI COM REFLEXÕES SOBRE NATUREZA E CULTURA

Foto: Pedro Afonso.

A equipe do Ilhéus 24h acompanhou e cobriu a programação desta quinta-feira (14), da 7ª Festa Literária de Ilhéus (FLI), que teve como destaque o filósofo, ambientalista e escritor Ailton Krenak, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Reconhecido por sua luta em defesa do meio ambiente, Krenak trouxe reflexões sobre a relação entre a natureza e a humanidade, encantando o público presente.

Pela manhã, o escritor participou de uma atividade lúdica no espaço infantil, realizando uma saudação ao sol e abordando, junto de Ana Paula Tupinambá, a importância de percebermos que “nós somos natureza”. O momento foi marcado por contos indígenas e uma reflexão profunda sobre a conexão humana com o meio ambiente.

À tarde, a FLI seguiu com a roda de conversa “Culturas brasileiras em um diálogo possível”, com Francisco Bosco, Tcharly Bliglia e mediação de Ana Paula Garcia Boscatti. O debate girou em torno das tensões políticas contemporâneas, abordando temas como cultura de massa, identidade e o papel da cultura no Brasil atual.

À noite, Krenak retornou ao Espaço Jorge Amado para participar da roda de conversa “A Natureza do Tempo Presente”. Em um diálogo enriquecedor com Casé Agantu e mediação de Elisa Oliveira, Krenak refletiu sobre a urgência de preservar a essência das coisas, criticando o ritmo imposto pelo mercado e o capital. Casé Agantu também trouxe à tona a resistência cultural e histórica do povo tupinambá no sul da Bahia.

A 7ª edição da FLI segue consolidando Ilhéus como um importante espaço de valorização da literatura, da diversidade cultural e do diálogo sobre temas urgentes da sociedade.