A Assembleia Legislativa criou na Ouvidoria Parlamentar um Núcleo de Atendimento ao Cidadão, abrindo um outro canal de comunicação direta entre o Legislativo e a comunidade, adequando aquela estrutura às normas da Lei de Acesso à Informação – 12.527/2011 – e à lei que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos da administração pública, a Lei 13.460/2017.
O ato do presidente Adolfo Menezes, assinado em 11 de agosto , já está publicado no Diário Oficial do Legislativo (eletrônico). Além de atender aos ditames da legislação, passou a oferecer para os cidadãos um espaço para diálogo com servidores qualificados para atender bem a todos que buscarem esse canal de comunicação. O Núcleo de Atendimento ao Cidadão terá à frente a advogada Rainildes Cerqueira Rocha, especialista em Direito Processual Civil e Direito do Consumidor, além de três outros colaboradores.
CONTATOS
O Núcleo fortalecerá a relação entre a população e a ALBA através do site no link https://atendimento.al.
A Ouvidoria Parlamentar da Assembleia utiliza os melhores sistemas do Brasil de atendimento em ouvidorias que é o sistema e-ouv (Sistema da Ouvidoria) e o sistema e-sic (Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão). Tudo de acordo com a legislação vigente e com ampla transparência. Além do link supracitado, os baianos poderão entrar em contato com a Ouvidoria da ALBA das seguintes formas: Presencialmente, no próprio
Núcleo de Atendimento ao Cidadão no Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, segundo andar (prédio sede da ALBA). Demodo remoto, através do link https://atendimento.al.
CARTILHA
Outra novidade recém-implementada pela Ouvidoria Parlamentar da ALBA foi a publicação de uma Cartilha do Cidadão, que está também disponibilizada no site. O documento informa a todos o que é e como funciona a Ouvidoria Parlamentar, além dos direitos e deveres do cidadão. O presidente Adolfo Menezes acredita que a partir da implantação do Núcleo e as novas medidas de acesso à informação que a ALBA contemplará os 21 itens que foram indicados pela Comissão de Análise da Transparência sendo 15 deles de exigência obrigatória.
Para ele, o Legislativo da Bahia seguirá avançando para promover “a melhoria dos serviços oferecidos à sociedade e o aprimoramento de rotinas e processos de trabalho, garantindo a transparência dos atos públicos, o pleno exercício da cidadania, além de contribuir para a prática da boa governança corporativa”. Adolfo Menezes acrescenta que breve fará a apresentação oficial do Núcleo de Atendimento ao Cidadão e suas funcionalidades para todos os setores da ALBA e para a imprensa.