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ALERTA CELULAR: SSP-BA LANÇA SISTEMA PARA VÍTIMAS DE ROUBO

O sistema é fruto de acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Segurança Publica da Bahia e a Secretaria de Defesa social de Pernambuco.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) lançou nesta terça-feira (11) um sistema desenvolvido para dificultar a revenda de aparelhos furtados e roubados. Ele também facilita a devolução dos itens aos donos. Para isso, é necessário um cadastro prévio no sistema e, caso o aparelho seja roubado, eles mesmos acionam o alerta.

O site para o cadastro é o site Alerta Celular, o dono do aparelho deve fazer o cadastro do IMEI – número que identifica o aparelho e que consta na nota fiscal e na embalagem original do celular. ( Esse número também pode ser obtido discando *#06# do próprio aparelho).

Com o cadastro do IMEI, em mãos o proprietário vincula o equipamento ao seus dados e caso o celular seja roubado ou furtado, o proprietário pode entrar no site e ativar o alerta.

Segundo a SSP-BA, mesmo depois desse passo importante, a vítima deve registrar o boletim de ocorrência na Delegacia Digital (nos casos de crimes sem violência física) ou em qualquer unidade da Polícia Civil e aguardar. O proprietário tem 48 horas para, após acionar o sistema de alerta no site, registrar o boletim. Caso não conclua esse processo, o alerta é cancelado.

O Alerta Celular permite ainda que, nas abordagens, policiais consigam consultar o banco de dados e verificar se o item apreendido ou em análise está cadastrado na página como fruto de roubo ou furto. Confirmado de que se trata de um equipamento de origem ilícita, ele é apreendido, encaminhado à Delegacia e, com base nos dados cadastrados no site, o dono é acionado através do e-mail cadastrado e o aparelho é devolvido.