ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

ALUNO DA FACULDADE DE ILHÉUS GANHA OURO EM PRÊMIO INTERNACIONAL DE CHOCOLATE

FOTO: Divulgação

O engenheiro de alimentos Marcello Ortolano, da Melangeria Dimaggio, e que integra a primeira turma da especialização em Gestão de Negócios em Cacau e Chocolate, promovida pela Faculdade de Ilhéus, conquistou a Medalha de Ouro no International Chocolate Awards Americas 2018.

Ele concorreu na modalidade Microbatelada ao Leite, com a barra de chocolate ao leite, 49,5% de cacau, com açúcar demerara. A competição realizada nos Estados Unidos reuniu mais de 800 diferentes produtos de chocolate de países da América do Norte, América Latina e Caribe.

Ortolano também conseguiu a Medalha de Prata na modalidade Branco com Inclusão ou Sabores, com a barra de chocolate branco 42% de cacau, “bronzeado com cumaru”, termo este que ele acredita ter criado, por nunca haver visto antes. Apenas quatro competidores do Brasil foram premiados no concurso das Américas: Mission, da Arcelia Gallardo, Nugali, Chocolate du Jour e Melangeria Dimaggio.

Marcelo conta que estudou por oito meses, por conta própria, várias formulações, possibilidades e alternativas para obter um chocolate que chame de gostoso. “O meu objetivo é fazer um chocolate que o meu público vá gostar”, comemora com entusiasmo a aceitação de suas formulações e os prêmios conquistados.

O engenheiro de alimentos declarou ter prazer em participar da primeira turma da especialização em Gestão de Negócios em Cacau e Chocolate pela inovação e profissionalismo que o curso trouxe ao mercado. “Eu fui atraído por informação de que esse mercado de cacau fino está se desenhando favoravelmente, me chamando à atenção como uma nova fronteira de investimento. Pela minha formação, me senti confortável para entrar nesse novo mercado. Outra razão foi querer conhecer a cultura local em relação a essa novidade”, explicou.

Apesar de residir em Campinas (SP), Marcello Ortolano viaja frequentemente ao Sul da Bahia. A Melangeria Dimaggio é um projeto derivado da fazenda Dimaggio, investimento que realizou no município de Uruçuca, onde comprou uma área já desgastada, de cacau em sistema tradicional Cabruca, que ele está revitalizando.