Os estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz tem vivido intensamente esse período de eleições presidenciais. Ao longo da semana foi divulgada uma imagem dos apoiadores de Bolsonaro feita em cima do brasão da instituição, o que levou a um posicionamento da reitoria contra a vinculação da imagem da UESC à campanha política por meio de nota oficial.
Nesta quinta-feira (4), foi a vez dos estudantes que são contra o candidato do PSL protagonizarem um ato nas imediações da instituição. A grande quantidade de alunos ainda caminhou até o lado de fora, onde ocuparam o acostamento da pista brevemente. A movimentação contou com a participação de vários coletivos sociais e teve faixas em repúdio ao candidato, bem como nas manifestações do último sábado.
A situação tem ficado caótica nos arredores da UESC graças a estas movimentações. A repercussão da imagem dos estudantes pró-Bolsonaro rendeu até mesmo um vídeo de Eduardo Bolsonaro em apoio, outro vídeo divulgado por um candidato a deputado também circulou e na publicação o candidato afirmava que a imagem feita ontem era um ato de resistência. Ainda esta semana, uma aluna do curso de enfermagem relatou que foi hostilizada por outros estudantes por estar vestindo uma camisa que fazia propaganda do candidato à Presidência da República.
Por outro lado, os estudantes que são contra o Bolsonaro afirmaram que fotos de murais com cartazes de incentivo à democracia e respeito às diferenças, cartazes de eventos científicos sobre marxismo e organizações políticas de esquerda foram veiculadas de forma destorcida e ofensiva, alguns até vandalizados. As movimentações de hoje contaram com apoio também da Associação de Docentes da Uesc (ADUSC) e de coletivos LGBTs, Negros e Feministas.
Confira abaixo um compilado de videos feitos durante a manifestação contra Bolsonaro.