Quem passou hoje (8) à tarde nas imediações da Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, em Ilhéus, se deparou com uma Mostra de Artes promovida por estudantes do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie) do município. O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Sedur) com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), através do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler).
O garoto Jackson Silva, de 12 anos, é estudante da instituição e fã de Peter Pan. Participou do evento. A leitura faz parte do cotidiano do aluno que traz consigo o sonho de um dia poder estudar no exterior. “Nova Iorque”, completa. Caracterizado, ele também se preparava para contracenar com a professora no espetáculo teatral especialmente ensaiado para apresentar ao ar livre.
Os idealizadores da mostra são alunos matriculados na rede regular de ensino municipal que têm algum tipo de deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento-TGD, autistas, hiperatividade e altas habilidades. O Crie, além do Atendimento Educacional Especializado(AEE), oferece formação em libras e educação inclusiva para professores, oficinas de teatro para alunos com deficiências auditiva, visual e intelectual, transtorno espectro autista. A entidade atende também alunos com dificuldades de aprendizagem, estimulação na área da educação física adaptada e atendimento psicológico.
Para Danyelle Pimentel, diretora do Crie, para além do trabalho de inserção social, este tipo de ação contribui no fortalecimento das relações familiares. Emanuela Cruz acompanha o filho Breno, de 16 anos. Deficiente auditivo, Breno avança no projeto. “No Crie ele deu um pulo no desenvolvimento. Se sente bem, à vontade, não quer ir embora da escola. Estou aprendendo libra com ele, sabia?”, comemora.
O Crie funciona em uma casa localizada na Avenida Canavieiras, 489, Boa Vista. O Crie é dirigido por funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial, presta ainda assessoria pedagógica inclusiva nas escolas da rede municipal de ensino. “O serviço de atendimento educacional especializado também acontece nas 18 salas de recursos multifuncionais instaladas nas escolas da rede municipal”, ressaltou a diretora.