Os trabalhadores que estão prestes a se aposentar precisam se atentar à atualização de regras para pedir o benefício para o INSS. Em 2024, algumas regras de transição avançam, conforme determina a Reforma da Previdência. Esse mês já entra em vigor um novo tempo de contribuição e de pontuação para obter a aposentadoria.
A principal mudança implica na idade como principal critério para acesso à aposentadoria, que é de 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens. Anteriormente, havia também um modelo de benefício por tempo de contribuição, ou seja, sem a exigência de idade mínima. Para essas pessoas, a regra de transição, chamada de idade mínima progressiva, mudou. A exigência passa a ser de 58 e seis meses para mulheres, e 63 anos e seis meses, para os homens, também seis meses a mais do que o vigente em 2023. Essa regra de transição progride até 2033 até que todos cheguem aos 62 anos (mulheres) ou 65 anos (homem).
A regra da aposentadoria por idade progressiva prevê o tempo de trabalho mínimo de 30 anos para as mulheres e 35 para os homens. Já, na regra de aposentadoria por idade, o tempo de contribuição mínima é menor de 15 anos. Informações: Veja Abril.