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APLICATIVO AJUDA MORADORES A FISCALIZAR PROBLEMAS DAS CIDADES

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Uma nova rede social criada no Brasil ajuda os moradores a fiscalizar os problemas nas cidades. As reclamações são encaminhadas direto para as prefeituras. Em um ano já foram mais de sete mil queixas cadastradas, e é bem fácil, parecido com qualquer rede social. A pessoa tira uma foto e manda para a página, para todo mundo ver, e essa reclamação é mandada para o poder público.
Buracos de rua, lixo espalhado, calçadas com defeitos. Quantas vezes você viu esses problemas e reclamou com a prefeitura?
“Demora, fica o dia todo ligando, só escuta a musiquinha, não tenho paciência para isso”, conta o motorista Célio dos Santos
“Eu não ligo. Era para me interessar mais”, afirma uma mulher.
Para agilizar essas reclamações, uma empresa desenvolveu um aplicativo para celulares que funciona como uma rede social na internet, onde o morador pode relatar o problema com fotos e mapas de localização.
Em um ano o aplicativo registrou sete mil reclamações, e muitas prefeituras aproveitaram as informações prestadas pelos moradores, traçaram estratégias e resolveram os problemas. Para baixar o aplicativo clique AQUI.
“Existem aqueles problemas que são complicados, a solução deles não é tão simples. Mas a prefeitura responde ao cidadão, informa, é transparente. Ela informa o período que aquele problema vai ser resolvido. E o cidadão fica satisfeito com isso”, afirma Paulo Pandolfi, cofundador do aplicativo.
Ao todo, 15 prefeituras já utilizam a ferramenta, sem custo algum. Mesmo aquelas que ainda não aderiram ao aplicativo recebem as reclamações. “De forma automática, a gente encaminha uma lista com todas as situações postadas e eles decidem se eles vão ou não acatar e resolver o problema”, ressalta Paulo Pandolfi.
Um mês atrás Marcelo Yamada tentava caminhar por essa calçada em São Paulo. Ela estava cheia de fios e cabos espalhados. Marcelo tirou uma foto e enviou para o aplicativo. “Foi muito simples parar aqui e em 30 segundos tirar uma fotografia, abrir o aplicativo, fazer upload, classificar a minha reclamação, estava feito”, conta o coordenador de TI.
Cerca de quatro semanas depois, o problema foi resolvido. Depois disso, Marcelo decidiu continuar fiscalizando. “Esta situação está assim já há várias semanas, eu acho que vale a pena ajudar a relembrar o proprietário de que é preciso fazer alguma coisa por uma questão de saúde pública”, afirma Yamada.
A ideia dos desenvolvedores agora é tentar estabelecer uma cooperação com governos estaduais e até Federal.