ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

APÓS FISCALIZAÇÃO, VEREADOR VINICIUS ALCÂNTARA RELATA PROBLEMAS NO SAMU DE ILHÉUS

Em fiscalização realizada no dia 14 de julho pelo vereador Vinícius Alcântara (Cidadania), diversas irregularidades foram constatadas no SAMU de Ilhéus, dentre elas:

Registros de atendimento por falsa médica, utilizando CRM de outra profissional, fezes de rato e mofo no depósito onde são armazenadas seringas,·cateteres, materiais para entubação entre outros insumos hospitalares, desinfecção das ambulâncias é feita na porta da unidade e o esgoto desagua na calçada, carregando dejetos e excreções de pacientes, quipamentos para desinfecção quebrados e sem manutenção, essenciais para a limpeza de instrumentos e materiais, armazenamento de lixo hospitalar próximo a goteiras, a cilindros de oxigênio e extintores de incêndio, irregularidades na estrutura física do local, que apresenta mofo em praticamente todos os cômodos e buracos por onde transitam ratos e baratas, falta de ambulâncias (apenas 6 de 11 ambulâncias estão aptas para circular e apenas 4 estão de fato em circulação), falta de motolância.

A sede do SAMU no Malhado, em Ilhéus atende a mais nove municípios da região (Arataca; Itacaré; Una; Uruçuca; Gandu; Teolândia; Camamu; Taperoá e Valença)

“É inadmissível que um cidadão Ilheense não tenha acesso a um serviço de saúde de qualidade por descaso da atual gestão” relata Vinícius. “A negligência na administração pública é visível e absurda! Os servidores estão expostos a uma ambiente completamente contaminado, assim como toda a população que precisa do serviço de emergência. Falta de manutenção em equipamentos essenciais e encontramos diversos materiais vencidos.” Disse.

Todas as irregularidades encontradas foram encaminhadas para o Ministério Público da Bahia e para as autoridades competentes pela equipe do vereador.