Em fiscalização realizada no dia 14 de julho pelo vereador Vinícius Alcântara (Cidadania), diversas irregularidades foram constatadas no SAMU de Ilhéus, dentre elas:
Registros de atendimento por falsa médica, utilizando CRM de outra profissional, fezes de rato e mofo no depósito onde são armazenadas seringas,·cateteres, materiais para entubação entre outros insumos hospitalares, desinfecção das ambulâncias é feita na porta da unidade e o esgoto desagua na calçada, carregando dejetos e excreções de pacientes, quipamentos para desinfecção quebrados e sem manutenção, essenciais para a limpeza de instrumentos e materiais, armazenamento de lixo hospitalar próximo a goteiras, a cilindros de oxigênio e extintores de incêndio, irregularidades na estrutura física do local, que apresenta mofo em praticamente todos os cômodos e buracos por onde transitam ratos e baratas, falta de ambulâncias (apenas 6 de 11 ambulâncias estão aptas para circular e apenas 4 estão de fato em circulação), falta de motolância.
A sede do SAMU no Malhado, em Ilhéus atende a mais nove municípios da região (Arataca; Itacaré; Una; Uruçuca; Gandu; Teolândia; Camamu; Taperoá e Valença)
“É inadmissível que um cidadão Ilheense não tenha acesso a um serviço de saúde de qualidade por descaso da atual gestão” relata Vinícius. “A negligência na administração pública é visível e absurda! Os servidores estão expostos a uma ambiente completamente contaminado, assim como toda a população que precisa do serviço de emergência. Falta de manutenção em equipamentos essenciais e encontramos diversos materiais vencidos.” Disse.
Todas as irregularidades encontradas foram encaminhadas para o Ministério Público da Bahia e para as autoridades competentes pela equipe do vereador.