Na tarde desta segunda-feira (7), após um longo protesto feito por moradores do distrito de Sapucaeira, na Zona Rural de Ilhéus, e que fechou parte da via de acesso da ponte Jorge Amado, os secretários João Aquino (Serviços Urbanos) e Gabriel Bittencourt (Mobilidade e Ordem Pública) se reuniram com lideranças rurais para discutir a situação do transporte público e as condições das estradas vicinais na região sul de Ilhéus.
As comunidades foram representadas pelos caciques Maria Ivonete Silva Amaral Souza e Rosevaldo de Jesus Carvalho e pelas lideranças Bonisson Amaral Souza e Elnogalitom Magalhães de Carvalho Hernaski.
Durante a reunião, o grupo solicitou ao poder público melhoria da estrada que liga a sede do Distrito de Olivença ao Povoado de Sapucaieira, além da recuperação das pontes de Ioiô e de Benedito e o retorno dos horários regulares dos ônibus que fazem as linhas até o Povoado de Sapucaeira e de Santana. Conforme João Aquino, titular da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), uma nova reunião foi agendada para a próxima sexta-feira (11). Na oportunidade, será informada a data de início da recuperação das estradas.
A manifestação provocou engarrafamento nos dois sentidos das vias de acesso aos bairros da Zona Sul de Ilhéus e após negociação e acordo entre as partes, o trânsito na BA-001 foi liberado.