As praias do litoral sul da Bahia possuem uma ampla concentração de desovas de tartarugas marinhas. O Projeto (A)mar, que é uma iniciativa em prol da proteção e conservação dos animais marinhos, criticou a limpeza realizada na praia da Avenida, em Ilhéus.
A razão é devido a sujeira encontrada na área de desova das tartarugas, visto que, o ambiente terrestre (praia) é o lugar apropriado à incubação dos ovos e o nascimento dos filhotes. Afetando dessa forma, a sua fase reprodutiva, acarretando em prejuízos para o bioma local.
Em contato com a nossa redação, o GAP Ilhéus se posicionou da seguinte forma: O GAP ilhéus convocou a comunidade para limpeza de lixo plástico neste último sábado 12/02/2022. Foram mais de 20 sacos de muitos resíduos, além de cadeiras, portas de geladeiras, etc. As baronesas, troncos e galhos foram enterrados pelas máquinas da prefeitura durante semanas consecutivas pós enchentes. Além do processo natural da maré de enterramento, uma vez que para ingressar com máquinas na praia é preciso de autorização de órgãos ambientais, o Gap não possui tais máquinas nem recursos. O Gap, diante semanas vem denunciando o enterramento irresponsável deste material.