ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

ARTISTAS FAZEM HOMENAGEM AO MESTRE CAPOEIRISTA MORTO À FACADAS NO FIM DE SEMANA

Foto: Reprodução.

Artistas baianos se manifestaram pelas redes sociais lamentando o assassinato a facadas do mestre capoeirista Moa do Katendê de 63 anos. O caso aconteceu na madrugada de segunda-feira (8), após uma briga motivada por política, Moa teria afirmado ser eleitor do PT e era contra o candidato Jair Bolsonaro do PSL, o que teria gerado a revolta de Paulo Sérgio Ferreira de Santana e acabou esfaqueando pelas costas o capoeirista.

Caetano Veloso e Daniela Mercury usaram as redes sociais para se manifestar em solidariedade a família de  Romualdo Rosário da Costa, o Moa do Katendê. 

Caetano compartilhou o vídeo de uma entrevista com ele e Moa do Katendê, que foi exibida na TV Bahia, afiliada da TV Globo no estado, em 2011. No vídeo, o músico baiano falou sobre a participação dele no projeto Badauê: “Mestre Moa e Amigos do Catendê cantam Badauê”. Era Moa a quem Caetano se referia quando escreveu o verso “O moço lindo do Badauê”, na canção Beleza Pura.

https://www.instagram.com/p/Bor3-DaBxrL/?taken-by=caetanoveloso

Daniela Mercury também usou a sua página oficial no Instagram para postar mensagem em que diz que Moa morreu lutando contra a intolerância.

“Que tempos são esses? Mestre Moa, meu maior respeito pelo senhor. Morreu lutando contra o que sempre lutou: a intolerância. Seguiremos aqui lutando sua boa luta. À família, meu abraço mais fraterno. #respeito #tolerancia #amor #mestremoa #moa”, postou a cantora.”

Cantora Daniela Mercury via Instagram

Sob muita comoção e em meio a várias homenagens, Moa foi enterrado às 17h desta segunda-feira, no Cemitério Quinta dos Lázaros, na capital baiana. O compositor, dançarino, capoeirista, ogã-percussionista, artesão e educador na propagação da cultura afro-brasileira completaria 64 anos de vida no dia 29 deste mês de outubro. O cantor Tatau e o presidente do bloco afro bloco Ilê Aiyê, Antonio Carlos dos Santos, o “Vovô do Ilê”, estiveram presentes no sepultamento.