O regimento interno do Conselho Municipal de Turismo de Ilhéus (COMTUR) foi aprovado durante assembleia realizada na quarta-feira (29), no salão de reuniões do Palácio Paranaguá. O COMTUR é constituído, paritariamente, por representantes do poder público, da iniciativa privada e do terceiro setor, com a finalidade de orientar e promover o a política de turismo sustentável no município. A nova composição do colegiado foi nomeada pelo prefeito Mário Alexandre por meio do Decreto 036/2018.
A estrutura do conselho é formada por plenária, diretoria, secretaria executiva, e câmaras técnicas permanentes ou temporárias. A proposta do regimento interno tem sido discutida desde a posse dos novos membros, ocorrida em maio último. A assembleia contou com a participação de oito membros, além do presidente Jack Rodrigues.
O COMTUR tem como objetivo específico deliberar a política municipal de turismo visando criar condições para o aperfeiçoamento e desenvolvimento da atividade turística em bases sustentáveis, de forma a garantir a conservação, preservação e a proteção do patrimônio natural, cultural, histórico e arquitetônico do município, assim como o bem-estar de seus habitantes e turistas.
Na ocasião, foram apresentados os destaques feitos por um membro conselheiro, sendo que alguns pontos foram aproveitados e outros já haviam sido contemplados durante a revisão do documento pela comissão criada para este fim. O próximo passo será encaminhar as normas aprovadas para ser publicada no diário oficial do município de acordo com a lei municipal n° 3806 de 20 de junho de 2016. E na próxima assembleia do COMTUR, será realizada a escolha dos conselheiros para participar das câmaras técnicas e dar andamento a estudo de temas importantes para o segmento do turismo local.