ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

ATENÇÃO CONSTRUTORAS DE ILHÉUS: JÁ QUE A PREFEITURA É INCOMPETENTE, POR QUE VOCÊS NÃO ADOTAM A PISTA DE SKATE?

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

Esporte é saúde, é vida, é bem estar. Esporte é uma importante ferramenta social, para ajudar a livrar os jovens dos caminhos tortuosos da marginalidade. Mas para a prefeitura de Ilhéus, capitaneada por Jabes Ribeiro, esporte é algo que não merece atenção, e deve ser relegado ao descaso.

Prova disso é o tratamento que tal setor recebe da atual gestão municipal. São muitos expoentes de vários esportes, sem nenhuma espécie de apoio, sendo obrigados a pedir ajuda a iniciativa privada para participarem de competições, ou mesmo tirar do próprio bolso. Sem falar na total ausência de projetos de cunho social, que visem dar novas perspectivas de vida às crianças e adolescentes do município através do esporte.

Resumindo: Esporte em Ilhéus é um dos exemplos de como a cidade está completamente entregue às traças. Nada acontece, nada é planejado, nada é colocado em prática.

E, sem sombras de dúvidas, o exemplo que melhor ilustra esse descaso, é a vergonhosa situação da pista de skate da cidade, situada na avenida Soares Lopes, nas proximidades da lanchonete Bob’s.

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

Erguida em meados de 2005, ainda na gestão do ex-prefeito Valderico Reis, como não poderia ser diferente, foi construída “nas coxas”, usando material inadequado, e com acabamento de quinta categoria. Mesmo assim, o equipamento esportivo serviu bastante aos jovens esportistas, além de servir para incentivo para que muitos talentos surgissem. Prova disso é que, ainda hoje, Ilhéus é uma das grandes geradoras de talentos do skate, com atletas se destacando em competições estaduais.

Pois bem, pouco tempo depois de construída, já na gestão de Newton Lima, a pista começou a demonstrar problemas de estrutura, com rachaduras, piso soltando, etc. O citado prefeito, com a justificativa de que iria reformar o espaço, ordenou que ela começasse a ser demolida, para que as obras de reparo pudessem ser feitas. Acontece que, após essa parcial demolição, nada mais foi feito pela administração municipal. E isso, desde 2010.

A situação não mudou em nada quando o prefeito Jabes Ribeiro assumiu mais uma vez o comando do palácio Paranaguá. Há quem diga que isso se deve a pressões dos nobres moradores da avenida Soares Lopes, incomodados com a presença da pista no bairro.

E aí? O espaço que tanto serviu para a prática esportiva de jovens ilheenses, e que tantos talentos revelou, vai seguir como monumento ao descaso convencionado?

E os vereadores, que se elegeram também com os votos dos jovens, vão continuar fazendo vistas grossas ante essa vergonhosa situação?

Uma alternativa, ante a inoperância e incompetência da prefeitura, seria uma dessas construtoras que atuam na cidade, Cicon, Cidadelle, etc, tal qual fazem em algumas praças, também abandonadas pela prefeitura, resolvessem adotar a pista de skate de Ilhéus.

Os custos relativamente baixos para tal empreitada, seriam infinitamente menores do que a grandeza desse gesto, e a importância social do apoio ao esporte local.

E aí construtoras, por que vocês não adotam a nossa pista de skate?