Segundo informações obtidas pelo Ilhéus 24H, os médicos e funcionários do Hospital Costa do Cacau estão com os vencimentos atrasados por mais de três meses devido a um débito de TRINTA MILHÕES de REAIS do governo do estado com o instituto brasileiro de desenvolvimento da administração hospitalar (IBDAH), empresa que administra a unidade de saúde.
Já noticiamos os recorrentes atrasos no pagamento de trabalhadores da saúde algumas vezes, no entanto a situação parece ter se agravado ao ponto desse atraso comprometer o funcionamento do Hospital que é referência na região.
Vale lembrar que no Hospital são prestados serviços de média e alta complexidade ambulatorial, de diagnose e terapêutica e internação hospitalar, envolvendo as especialidades clínica (geral, cardiologia, saúde mental e neurologia) e cirúrgica (geral, ortopedia, neurocirurgia e cardiovascular). Além de Ilhéus, mais de 70 municípios da região são atendidos no hospital.
Diante da situação, o corpo médico redigiu uma CARTA DEMISSĀO ao administrador do Hospital, José Américo, com cópias para o Conselho Regional de Medicina, Ministério Público de Ilhéus, e outros órgãos. Na prática, médicos não podem fazer greve, mas podem pedir demissão. E esta foi a solução encontrada pelos profissionais de saúde que ali trabalham. “Não terá segundo nota, escala de médicos já em agosto” disse um médico que trabalha na unidade à nossa redação.
De acordo com informações obtidas com funcionários, os médicos ali lotados vão continuar trabalhando até o final do mês e liberando doentes para outras unidades de saúde de Ilhéus e Itabuna.
Em Junho de 2021 após um grupo de funcionários realizar um protesto na porta da unidade hospitalar, alegando o atraso no pagamento dos salários, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) negou, que a pasta tenha atrasado repasses para o pagamento dos vencimentos de servidores do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus.
Por meio de nota, a Sesab afirmou que todos os pagamentos têm sido realizados de forma regular e consecutiva para os fornecedores, incluindo o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IDBAH), empresa responsável pela gestão do hospital.