Acontece amanhã, (04) uma audiência pública na Câmara Municipal de Ilhéus cujo tema principal será a mobilidade urbana e de transporte. A audiência terá a presença de especialistas, como a professora Peolla Paula Stein, da Universidade Federal do Sul da Bahia; Priscila Costa (Ecolev Soluções Sustentáveis), e os professores Elvis Barbosa e Zina Cáceres Benavides, da Universidade Estadual de Santa Cruz, e da professora Adriane Batata, da Faculdade Madre Thais.
A Audiência atende a um requerimento do vereador Augustão (PT), presidente da Comissão Permanente de Transporte, Trânsito e Mobilidade. Também participarão dos debates, a ativista social Socorro Mendonça, do Instituto Nossa Ilhéus, o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Átila Eiras e o presidente Valério Bomfim, do Sindicato dos Agentes de Trânsito, Controladores de Tráfego, Agentes de Transporte, Auxiliares, Pessoal de Apoio, Fiscais e Agentes de Zona Azul, do Serviço Público e Terceirizados (Sindatran).
Falando em mobilidade urbana, um assunto que deve ser levado em consideração na Audiência, é a nova pista “3 em 1” que está sendo concluída na zona sul de Ilhéus. A promessa era ser possível circular ao mesmo tempo pedestres, ciclistas e veículos no mesmo espaço. Gerando inclusão, mobilidade e infraestrutura. No entanto, a ciclovia que tem muitos problemas, gera na verdade, insegurança para os ciclistas.
O presidente da associação ilheense de ciclistas, Agnaldo Batista em entrevista para a TV Santa Cruz na semana passada disse que “A ciclovia da Orla sul começa sem segurança e termina sem segurança. Não tem espaço para o pedestre, eles colocaram para que os pedestres utilizassem junto com o cliclista, nos pontos de ônibus e nos cruzamentos, ficou estreito para o ciclista passar então não tem proteção nenhuma e os ciclistas correm o risco muito grande de ser atropelados”.
Já a professora Peolla Paula Stein que também é especialista em mobilidade urbana e estará na audiência de amanhã, afirmou que a ciclovia em sentido contrário está dentro da lei, mas que em outro trecho, em frente ao Jardim atlântico onde tem uma faixa de pedestre que dá de cara com uma parte da ciclovia, existem alguns erros que precisam ser corrigidos.
“Não tem segurança aí nem para o carro nem para o ciclista e nem para o pedestre. Para o ciclista ele está extremamente vulnerável porque tanto ele pode colidir com os carros que estão vindo, tanto com os pedestres que estão descendo no ponto de ônibus.”
A Audiência Pública pode ser assistida por toda população pois será transmitida pela TV Câmara, a partir das 16 horas, nas redes sociais do Poder Legislativo.