Durante reuniões realizadas nesta quinta-feira, 10, em Salvador, na secretaria de Turismo da Bahia, e na superintendência regional da Caixa Econômica, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, tratou dos detalhes finais para a licitação da obra de requalificação da Vila Gastronômica de Banco da Vitória, um dos atrativos turísticos do município, e posterior autorização para o início da obra, calculada no valor de R$ 1 milhão. Após a aprovação do projeto elaborado pela Caixa Econômica, o prefeito definiu com técnicos da Setur, os próximos passos do projeto.
Na manhã de hoje, o prefeito Mário Alexandre, acompanhado pelo secretário de Administração, Bento Lima, reuniu-se com o chefe de Gabinete da secretaria estadual de Turismo, Benedito Braga, com diretor de convênios, Marcus Diniz, além da presença do advogado Roberto Lobão. O convênio com o governo do Estado tem como interveniente a Superintendência de Infraestrutura e Transportes (SIT), da Secretaria de Infraestrutura. A expectativa é que a ordem de serviço para obra ocorra ainda neste semestre.
O gestor ilheense considerou uma vitória as medidas para licitação da obra. Ele explicou que “o projeto tem como base uma emenda parlamentar da senadora Lídice da Mata, que nossa administração conseguiu resgatar com o apoio do governador da Bahia, Rui Costa, e do secretário de Turismo, José Alves. Discutimos, reelaboramos o projeto e conseguimos agora a aprovação da Caixa para licitação e, em seguida, dar início às obras.”
À tarde, o prefeito participou de outra reunião, na superintendência da Caixa, em Salvador, com o coordenador Gidur, Márcio Reis, o gerente de Apoio ao Desenvolvimento Urbano da instituição, Mário Sérgio Baptista, e mais os representantes do Governo do Estado, Zilteman Wanderley, assessor do superintendente de Infraestrutura e Transportes da secretaria de Infraestrutura, Marcus Diniz, coordenador de Convênios da Setur, e Antonio Fernando dos Santos, superintendente de Investimentos da secretaria de Turismo, e o advogado Roberto Lobão.
Acessibilidade – Para o prefeito Mário Alexandre, o Banco da Vitória é um dos grandes bairros locais, que fica entre duas cidades importantes, Ilhéus e Itabuna, “onde temos um centro gastronômico que oferece vários tipos de especialidades. Então, com essa obra vai melhorar a acessibilidade ao polo gastronômico, o turismo gera mais renda e emprego, melhora a rentabilidade do próprio bairro, da cidade de Ilhéus e da região. Vai melhorar o atendimento aos clientes de toda a região sul da Bahia passam pela estrada e ali se alimentam e frequentam o local, porque o polo vai ser um lugar muito mais agradável. Nós vamos requalificar, pavimentar, iluminar, melhorar a segurança e o acesso dos cidadãos, ou seja, vamos modernizar um equipamento histórico da nossa cidade de Ilhéus”, acrescentou o prefeito.
O Projeto Vila Gastronômica do Banco da Vitória pretende formatar um novo produto turístico no município, tornando o local um ponto de serviços importante na oferta e valorização de bares e restaurantes. A gastronomia oferecida em Banco da Vitória é baseada em pratos com o calambau – o conhecido Camarão Pitu, moquecas, mamilo e outras carnes, e até derivados do milho. Atualmente, onze restaurantes funcionam naquela área. Além disso, há comércio de coco e diversas frutas, artesanato e outros serviços.