ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

AVENIDA SOARES LOPES: COMISSÃO ESPECIAL QUER OUVIR A OPINIÃO DO ILHEENSE SOBRE ESPAÇO PÚBLICO

Avenida Soares Lopes, Ilhéus-BA.

A partir de hoje e nos próximos 30 dias, o ilheense vai poder dizer o que pensa sobre a avenida e o que espera para ela nos próximos anos. É que  a Câmara de Vereadores de Ilhéus está realizando uma escuta pública para saber a opinião dos cidadãos.

A avenida seria uma área para novos empreendimentos públicos? Ou espaço apenas para lazer e entretenimento? Você conhece a biodiversidade da praia da avenida? Costuma ir com frequência à Soares Lopes? Que problemas você enxerga nela? Já ouviu falar no Parque Marinho Pedra de Ilhéus?

Estas são algumas perguntas que constam na pesquisa disponibilizada para o cidadão e cidadã de Ilhéus. Além de uma urna instalada na portaria da Câmara, também está sendo disponibilizada uma versão online da pesquisa.

O resultado deste trabalho irá servir como base para a elaboração de um parecer da Comissão da Avenida Soares Lopes, grupo criado para debater as alternativas de ocupação da avenida nos próximos anos. A comissão é formada por sete membros do Poder Legislativo e conta com a presidência do vereador Vinícius Alcântara (PV).

“O formulário tem três objetivos”, destaca Vinícius: subsidiar os trabalhos da Comissão Especial, ouvir a comunidade de forma qualificada e estimular que as mudanças aconteçam de forma participativa. “Política pública se faz com análise de dados, participação comunitária e conhecimento”, assegura o parlamentar.

Paralelamente à pesquisa, a Comissão realizará outras agendas importantes nos próximos 90 dias, prazo em que a comissão deverá apresentar um parecer técnico sobre a avenida Soares Lopes e sua ocupação. Serão realizadas audiências públicas, setorizadas e institucionais.

Nesta quarta (25), às 13h30min, acontecerá uma reunião da comissão da Câmara com arquitetos e biólogos da cidade. Três assuntos vão nortear o encontro: o Projeto Urbanístico Burle Marx (1985), o Plano de Desenvolvimento Local e Integrado do Município (1986) e o Projeto Orla – um recorte da avenida Soares Lopes (2007). Para este encontro foram convidados os especialistas Bruno Sitta, Alan Dick Megi, Marilene Lapa, Rute Colares e Mateus Galvão.