ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

BAHIA ANUNCIA DECRETO DE EMERGÊNCIA POR CHEGADA DE ÓLEO A PRAIAS DO ESTADO

Óleo chegou a praias de Salvador nos últimos dias e preocupa órgãos relacionados ao meio ambiente.

O governador em exercício da Bahia, João Leão (PP), informou que vai assinar nesta segunda-feira (14) um decreto estadual de emergência por conta da chegada do óleo a praias do estado.

A capital Salvador foi um dos municípios atingidos. O estado foi o último dos nove da região Nordeste a ser afetado pelo material. Rui Costa viajou para acompanhar a canonização de Irmã Dulce no Vaticano. Segundo o governo, a finalidade do decreto é garantir a liberação de recursos para os municípios atingidos no litoral.

Segundo balanço do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) divulgado no último sábado (12), foram contaminadas 17 praias do estado, espalhadas por oito municípios.

A decisão do decreto foi tomada em reunião na sede do Ibama, no sábado, em Salvador. O comando unificado do incidente —criado para acompanhar o caso e formado por vários órgãos— decidiu que vai elaborar um documento de orientação de limpeza das praias para as prefeituras afetadas.

Atualmente a limpeza das praias na Bahia está sendo realizada pelos próprios municípios e por equipes do Centro de Defesa Ambiental da Petrobras. Ainda no sábado, o governo do estado esclareceu que um sobrevoo e imagens captadas por satélite descartaram a suspeita de que uma mancha de óleo de 21 km² estaria a 100 km da costa de Alagoas em direção à costa da Bahia. A informação foi divulgada por um estudo feito por professores da UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Ainda não se tem certeza da progressão do óleo em direção ao sul do estado, bem como uma eventual chegada a praias da Costa do Cacau.