A vida de uma pequena criança de 11 meses de idade foi salva graças a ação rápida de um integrante do Corpo de Bombeiros, na cidade baiana de Guanambi, no sudoeste baiano. Na ocasião, o pedido de socorro de um pai desesperado às portas do 2°SGBM/Guanambi , com o bebê nos braços, suscitou a ação imediata do subtenente BM Albiney Lima Santos, que rapidamente pegou o bebê, percebeu que estava sem conseguir respirar.
“Percebi que a criança não respirava, imediatamente iniciei a manobra de Heimlich com a técnica de tapotagem e no segundo ciclo o bebê expeliu uma secreção densa junto com a saliva. Em seguida ele começou a chorar, o que me deixou bastante aliviado, pois já estava respirando outra vez”, relatou o oficial.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e a criança foi levada na companhia do pai, para uma unidade de saúde. A ocorrência aconteceu no último domingo (17).
De acordo com orientação dos Bombeiros, em casos de engasgo é importante que o atendimento seja rápido e técnico. O tempo é precioso para que aumentem as chances de sobrevida da vítima.