De janeiro a setembro de 2024, a Bahia apresentou uma queda de 12,7% nas mortes violentas em comparação ao mesmo período de 2023, segundo balanço divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Durante coletiva no Centro de Operações e Inteligência (COI), o secretário Marcelo Werner destacou o impacto positivo do trabalho integrado das forças de segurança no estado.
Além da redução nas mortes violentas, houve diminuição de 15% nos roubos de veículos, 36% nos roubos de ônibus, 42% nos roubos de carga e 77,8% em assaltos a bancos. O comandante da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, ressaltou o papel das 18 operações da Força Correcional, que resultaram em 16 prisões e na apreensão de 29 armas. O uso de tecnologia, como reconhecimento facial, ajudou a localizar 710 foragidos.
A segurança nas eleições também foi destaque, com a mobilização de 34 mil agentes e o uso de câmeras para monitoramento. O período eleitoral registrou 86 prisões em flagrante e 246 crimes em 48 municípios.
Outro avanço foi a introdução do assistente virtual “Paulo César” para o envio de intimações, visando agilizar as investigações sem expor os cidadãos. A Polícia Civil, por meio do WhatsApp, também ampliou o acesso a serviços.
O Corpo de Bombeiros atuou em 701 incêndios e estabeleceu 97 bases florestais. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) reforçou suas equipes com 493 novos peritos e novos equipamentos, melhorando a resposta investigativa. Informações: Gov/BA