A Bahia foi destacada nesta terça-feira (26) como o estado com a maior rede de telecomunicações para segurança pública do Brasil. Durante o ‘‘I Simpósio Internacional de Comunicações Críticas’’, realizado em Salvador, o Governo do Estado anunciou a ampliação dos serviços de registro de ocorrências de urgência e emergência, com o aumento do número de antenas e equipamentos de comunicação.
Com um investimento de R$ 240 milhões no Projeto Banda Estreita, a Bahia agora conta com 546 antenas de estação rádio base e 4.930 rádios operacionais, garantindo uma comunicação 100% digital em todos os 417 municípios.
O novo sistema vai melhorar a agilidade e eficiência no atendimento às ocorrências, com destaque para os 18 Centros Integrados de Comunicação (Cicoms) que cobrem 404 cidades. O secretário da SSP, Marcelo Werner, afirmou que a digitalização ajudará a reduzir os índices de criminalidade, otimizando o direcionamento das forças de segurança.
A plataforma já está em operação em diversos municípios, como Feira de Santana e Itabuna, e deve ampliar ainda mais a resposta da polícia e bombeiros.
O evento também promoveu o intercâmbio de experiências entre especialistas da Colômbia, México e Brasil, visando aprimorar as soluções tecnológicas para a segurança pública. O governador Jerônimo Rodrigues celebrou a expansão, que é vista como um passo importante na construção de um estado mais seguro e conectado.