O paratleta baiano Leonardo Curvelo viaja nesta segunda-feira, dia 06, para os Estados Unidos, onde vai disputar, na cidade de Saradota, o Pan-Americano de triatlo, no dia 11 de março. A viagem até o EUA é patrocinada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), que disponibilizou as passagens de ida e volta.
O triatleta, que perdeu um braço em um acidente de moto, em 2009, não havia até então disputado uma competição de corrida, ciclismo ou de natação. Hoje, porém, a superação e a força de vontade têm sido ingredientes fundamentais para ele ousar e ir ainda mais longe: esta será a terceira vez que Curvelo disputa o Pan-Americano. Em 2015, ele conquistou a prata e no ano seguinte, a medalha de bronze.
“Agora falta o ouro, né? Estou 100% preparado para superar meus adversários e conquistar o primeiro lugar no pódio. Com os ajustes que a federação internacional está fazendo, espero concorrer com pessoas que tenha uma deficiência parecida com a minha, no caso, algum membro amputado”, revelou. Ele e o paratleta Marcelo Collet serão os representantes baianos na prova.
Leo Curvelo, que recebe o apoio financeiro do FazAtleta – Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador, Olímpico e Paralímpico onde empresas adeptas têm benefícios fiscais –, faz questão de agradecer o apoio da Sudesb.“Graças à Sudesb, eu tenho viajado e disputado competições importantes no Brasil e no mundo, levando o nome do nosso estado a várias provas”, disse. Fonte: Ascom Sudesb.