Leitores mais atentos no nosso site estão acompanhando que o avanço da vacinação por faixa etária ficou interrompido na faixa do público 18+ já faz alguns dias. A situação se dá, simplesmente, pela baixa adesão do público nessa faixa, fazendo com que Ilhéus não atinja a meta de imunização exigida pelo CIB (Comissão de Intergestores Bipartite).
De acordo com os critérios do CIB, apenas os municípios que concluírem a vacinação do público 18+ poderão saltar para a próxima fase, com a vacinação avançando de maneira escalonada com a aplicação do imunizante da Pfizer.
A situação liga um alerta na gestão de saúde do município, que faz um apelo para que os retardatários corram para os postos e garantam sua imunização.
Aprovada pela Anvisa em Junho, a vacinação em adolescentes na faixa dos 12 a 17 anos, com a vacina da Pfizer, já está acontecendo em vários municípios brasileiros, inclusive alguns baianos. Em Salvador, por exemplo, aqueles nesta faixa etária que possuem comorbidades ou deficiências permanentes já foram liberados para serem vacinados.