O Ministério das Minas e Energia publicou no Diário Oficial da União de hoje (16) a outorga à Bahia Mineração da concessão para a lavra de minério de ferro em Caetité e Pindaí, no Oeste da Bahia.
A concessão abrange uma área de 1.342,29 hectares, com produção anual prevista de 33 milhões de toneladas. A extração é relativa à reserva medida de 462.90 milhões de toneladas, que consta do Plano de Aproveitamento Econômico da Jazida, aprovado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM.
De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial, a Bamin deve iniciar os trabalhos de extração no prazo máximo de seis meses. O minério de ferro deverá ser exportado pelo Porto Sul, obra do Governo da Bahia em parceria com a Bamin, que já teve a licença ambiental concedida pelo Ibama e deve ser iniciada ainda neste semestre.
O Porto Sul, que terá investimentos de R$ 4,2 bilhões de reais, é considerada uma das principais obras de logística do Brasil e está ligado à Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), que já está sendo construída.