Foi aberta na segunda-feira (24), a Semana do Doador de Sangue, campanha promovida pelo Banco de Sangue da Santa casa de Misericórdia de Itabuna. O Dia Nacional do Doador de Sangue é marcado anualmente no dia 25 de novembro e a comemoração envolve ações de reconhecimento ao doador de sangue, bem como de mobilização para captação de novos doadores e sensibilização sobre a importância de doar sangue. As atividades seguem até o sábado (29).
Durante a Semana do Doador, a coordenação do Banco de Sangue espera alcançar uma meta de 400 doações, perfazendo uma média de 65 doações por dia. Para tanto, além da mobilização na imprensa e na sociedade, alguns parceiros foram acionados para colaborar na divulgação. “Teremos como parceiro nesta campanha a Igreja Universal do Reino de Deus, Sest-Senat, Ficc, Unimed, Cacau Cantagalo e Unicred, além da tradicional parceria com clubes de serviços e entidades associativistas”, declarou o coordenador de captação do Banco de Sangue de da Santa casa de Itabuna, Adelson Bispo. Para reconhecer a adesão das pessoas à campanha, os 200 primeiros doadores receberão uma camiseta com a logomarca da campanha.
Estoque de segurança – A necessidade de se alcançar a meta está diretamente relacionada com o período de baixa na quantidade de doações, marcado sempre pela proximidade com as festividades de final de ano e férias escolares. “No entanto, é neste período que temos um aumento no número de acidentes nas nossas estradas e rodovias, com vítimas graves, que demandam uso de transfusão sanguínea”, relatou o enfermeiro Adelson Bispo.
Atualmente o Banco de Sangue atende a uma média de 45 doadores por dia, precisando, no entanto, de 60 doadores por dia para manter um estoque regulador. Atualmente o serviço atende a 186 municípios pactuados com Itabuna, tanto fornecendo para o município, como também para os munícipes internados nos hospitais de Itabuna, inclusive para o Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, que demanda uma média mensal de 400 bolsas de sangue.
“Por outro lado, Itabuna é referência em média e alta complexidade, atendendo diversos procedimentos que necessitam de transfusão, como a cirurgia cardíaca, a bariátrica, o transplante renal, pacientes com doenças crônicas como os acometidos por alguns tipos de câncer, pacientes renais e com doenças hematológicas”, finalizou o coordenador de captação do Banco de Sangue, Adelson Bispo.