Até o fim deste mês, os bancos de sangue de Ilhéus e Itabuna realizam programação especial para atender aos doadores. Ontem (segunda, 25), foi o Dia Internacional do Doador de Sangue.
Em Itabuna, a meta da Santa Casa de Misericórdia é reforçar o estoque de sangue para o mês de dezembro, já que sempre no período das festas de fim de ano aumenta a demanda por transfusões. Paradoxalmente, também neste período, ocorre uma queda no número de doações pelo fato de muitas pessoas viajarem de férias.
A mesma estratégia é utilizada pelo Banco de Sangue de Ilhéus. Além do apelo pela solidariedade, os bancos oferecem brindes e um farto café da manhã para quem for doar.
Para doar sangue é preciso estar alimentado, ter no mínimo 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna funciona no prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas; e aos sábados, das 7 às 13 horas. Em Ilhéus, o banco funciona em mesmo horário, na Rua do Café, Centro.