Barcelona e Botafogo entraram em campo neste domingo (1º) para a primeira partida da grande decisão do Campeonato Baiano da Série B em 2021. A partida, no entanto, acabou com o resultado desfavorável ao time de Ilhéus, que vai tentar reverter a situação no jogo da volta, próximo domingo, no Estádio Mario Pessoa.
O Jogo
A partida no Estádio Pedro Amorim começou com os donos da casa colocando mais o seu ritmo de jogo e indo para cima do Barcelona. O time ilheense apostava nas saídas pelo contra-ataque, mas esbarrava na tarde inspirada do goleiro Geovane do Botafogo.
A situação durou até os 35 minutos do primeiro tempo, quando em cobrança de escanteio o zagueiro Miller, do Botafogo, acabou desviando a bola contra a própria meta e marcando o gol para o Barcelona.
Imediatamente o time de Senhor do Bonfim se lançou ao ataque, mas não teve muita organização e o primeiro tempo acabou mesmo 1 a 0 para o time ilheense.
Já no segundo tempo, a situação mudou completamente. O Botafogo voltou ainda mais aguerrido e o Barcelona recuou bastante para buscar o contra-ataque e tentar ampliar o placar. O volume de jogo do Botafogo no ataque foi mais eficiente e aos 32 minutos um lance curioso mudou a história do jogo. Em cobrança de escanteio, o jogador do Botafogo desviou a bola para o gol e o lateral do Barcelona, Paulinho, acabou usando as mãos para defender a bola. O árbitro marcou o pênalti e ainda expulsou o jogador do Barça. Vitinho cobrou o pênalti e empatou a partida.
Com um a menos em campo, a vida do Barça ficou muito pior. O Botafogo seguiu na pressão e a superioridade numérica ajudou a equipe da casa a chegar a virada. Aos 35 minutos, em cobrança de escanteio, a zaga do Barcelona afastou mal e a bola sobrou para o jogador do Botafogo dar uma bomba. O goleiro fez boa defesa, mas no rebote Renilson virou o placar. 2 a 1 para os donos da casa.
Depois disso o Barcelona ainda foi guerreiro em campo, mas não conseguiu empatar novamente a partida, muito pela boa atuação do goleiro do time da casa que evitou duas boas oportunidades do time de Ilhéus.
O placar deixa o Barcelona em situação difícil para o jogo da volta. A equipe de Ilhéus precisará da vitória para buscar o título e o acesso para a elite do baianão. Para o Botafogo, o empate já basta para o time de Senhor do Bonfim retornar para a Série A. O jogo de volta ocorre no próximo domingo (8), às 15h, no Estádio Mario Pessoa, em Ilhéus.